4.1 A avaliação psicológica será realizada por junta especializada designada pela Comissão Organizadora.
4.2 Os candidatos convocados para a avaliação psicológica deverão apresentar-se no dia 21 de abril de 2018, no Bloco V da Universidade de Rio Verde (ao lado do local da realização das provas objetiva e de redação), Campus Universitário “Fazenda Fontes do Saber”, Setor Universitário, Rio Verde – GO. Os portões serão abertos às 12 horas e o fechamento se dará às 13 horas, horário de início das provas, com término às 16h30minutos (HORÁRIO DE BRASÍLIA).
PROCEDIMENTO DE ACESSO AO LOCAL DA AVALIAÇÃO SERÁ O MESMO ADOTADO NAS PROVAS OBJETIVA E DE REDAÇÃO OBEDECENDO O ITEM 7.2.7.1 DO EDITAL 001/2017 DO CONCURSO.
O CANDIDATO PODERÁ ENTRAR NO BLOCO PORTANDO APENAS O DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO.
4.3 Para aplicação e realização da Avaliação Psicológica, será observado o disposto no item
7.2.7 e seus subitens do Edital nº 001/2017.
4.4 Não haverá aplicação da Avaliação Psicológica fora do local, da data e do horário preestabelecidos.
4.5 Não será admitido no local de testes o candidato que se apresentar após o horário determinado.
4.6 Não haverá segunda chamada, sob hipótese alguma, resultando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação. O não comparecimento à Avaliação Psicológica implicará na eliminação do candidato do Concurso seja qual for o motivo alegado.
4.7 O candidato deverá comparecer ao local designado para realização dos testes com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário fixado para o seu início.
4.8 O candidato, ao terminar os testes, entregará ao psicólogo todo o seu material de exame.
4.9 Será excluído do Concurso Público o candidato que:
a) não comparecer, seja qual for o motivo alegado;
b) apresentar-se após o horário estabelecido, inadmitindo-se qualquer tolerância;
c) não apresentar o documento de identidade que bem o identifique;
d) ausentar-se, ainda que momentaneamente, da sala de testes sem o acompanhamento do fiscal;
e) retirar-se do local de realização da Avaliação Psicológica;
f) lançar mão de meios ilícitos para execução da avaliação;
g) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
h) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;
i) for surpreendido em comunicação com outras pessoas;
j) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico de comunicação (bip, telefone celular, relógios digitais, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares;
k) não entregar ao Psicólogo todo o seu material de exame;
l) tiver ingerido bebida alcóolica.
4.10 A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, será realizada em duas etapas, conforme cronograma.
4.11 A Avaliação Psicológica consistirá de aplicação e avaliação de um conjunto de instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam identificar a compatibilidade de aspectos psicológicos do candidato com as atribuições relativas ao Cargo de Guarda Civil Municipal e atenderá às disposições técnicas e legais que regulam esses procedimentos. Compreende-se que o exercício da função é permeado de situações de forte pressão externa e emocional, risco de morte, de invalidez e de lesão corporal.
4.12 Os requisitos psicológicos para o desempenho da atividade de Guarda Civil Municipal que nortearão a avaliação psicológica consistem em:
a) Assertividade, controle emocional, impulsividade exacerbada;
b) Agressividade inadequada;
c) Ansiedade inadequada.
4.13 A Avaliação Psicológica destinar-se-á a verificar, mediante o uso de instrumentos psicológicos específicos, as características do candidato para a atividade de Guarda Civil Municipal de acordo com o perfil do cargo.
4.14 É de responsabilidade da Universidade de Rio Verde - UniRV e da Comissão Organizadora do Concurso a Avaliação Psicológica dos candidatos, atendendo as seguintes especificações:
4.14.1 Poderão ser utilizados testes projetivos. O teste projetivo é aquele no qual as normas são qualitativas e quantitativas. Os resultados se expressam mediante uma tipologia. O teste projetivo possibilitará uma visão clara da personalidade humana, sua estrutura e dinâmica, possibilitando uma compreensão holística da pessoa e contato com o meio ambiente.
4.14.2 Poderão ser utilizados testes psicométricos. Os testes psicométricos são baseados em procedimentos estatísticos, assim como a elaboração dos dados da investigação. A metodologia empregada para a obtenção de dados é quantitativa, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens desses testes são objetivos e possibilitarão a aferição das capacidades relativas ao cargo de Guarda Civil Municipal e terão por indicador a norma do grupo de referência adequada ao próprio grupo de candidatos.
4.15 A Avaliação Psicológica terá caráter eliminatório. A contraindicação na Avaliação Psicológica não pressupõe a existência de transtornos mentais ou de desequilíbrio psicológico grave. Indica tão-somente que o candidato contraindicado não atende aos parâmetros exigidos para o desempenho do cargo, constantes deste Edital.
4.16 Os resultados da Avaliação Psicológica serão decorrentes da análise conjunta, pela Banca Examinadora, de todas as técnicas e instrumentos psicológicos utilizados, relacionando-os ao perfil do cargo. Desta análise, resultará o parecer: a) Apto - para os candidatos que apresentarem características compatíveis com o perfil do cargo de Guarda Civil Municipal, descrito no Edital 001/2017; b) Inapto - para os candidatos que apresentarem características incompatíveis com o perfil de Guarda Civil Municipal, descrito no Edital 001/2017 e c) Ausente - para o candidato que não foi avaliado em razão de não ter comparecido a um ou a todos os testes da Avaliação Psicológica.
4.17 No dia 02 de maio de 2018, será divulgado o resultado preliminar da Avaliação Psicológica em relação nominal da qual constará a identificação apenas dos candidatos Indicados, conforme art. 6º da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 01/2002.
4.18 O prazo para recurso contra o resultado da Avaliação Psicológica será nos dias 03 e 04 de maio de 2018, no horário das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas e o candidato que desejar interpor recurso, deverá fazê-lo pessoalmente ou por terceiro, com procuração com firma reconhecida, exclusivamente na Central de Atendimento da Universidade de Rio Verde-GO. O resultado final será divulgado no dia 08 de maio de 2018.
4.19 A lista dos convocados, com as normas complementares e cronograma para realização da TERCEIRA ETAPA: PROVA DE APTIDÃO FÍSICA será divulgada no dia 08 de maio de 2018.
4.20 Os candidatos deverão estar portando o documeto de identificação e se identificar na entrada do local da aplicação da avaliação psicológica.